Biografia


Sérgio Duarte / Portugal

Cinematógrafo / Realizador / Orador Internacional

 

Sérgio Duarte nasceu em Coimbra / Portugal, a 19 de Outubro de 1975, cidade onde cresceu, estudou e trabalha actualmente. Durante 12 anos esteve ligado à medicina dentária onde exerceu a profissão de técnico de prótese dentária, mas a paixão pelo cinema esteve sempre presente! Em 2005, juntamente com Ana Rute, fundou a Digispace e apostou tudo no mundo do vídeo e da fotografia.

Uma vez sócio da A.P.P.I (Associação Portuguesa dos Profissionais da Imagem) , participou em inúmeras formações na área do vídeo.

Mais recentemente tem enriquecido o seu curriculum com várias formações em cinematografia, som e realização,

contando já com várias participações em produções para marcas como a Nike e a Coca-Cola.

Actualmente, para além da cinematografia de casamento,

escreve e realiza no terreno os seus próprios filmes.

Adora contar histórias na tela e realizar é a sua maior paixão!

Sérgio Duarte é um profissional muito respeitado no seu País e seguido por muitos profissionais noutras área do planeta.

Em 2013 (Março) foi orador no maior evento português de fotografia e vídeo (AFP Expofoto) e fez a plateia chorar e aplaudir de pé ao escutar a sua historia de vida e a forma como chegou a este patamar de reconhecimento 

internacional. Membro activo da EEVA (European Event Videographer Association), conta já com prémios ganhos em 2012 (Prata) e 2013 (Ouro).

Em Março de 2014 esteve como “Master” num forum internacional de 5 dias “Forum Onboard”, entre Roma e Barcelona,patrocinado pela EEVA. Ainda em 2014 teve a honra de ser convidado a participar como Jurado na segunda edição do “Inspiration Awards” (Video) Brasil, e assim ver o seu nome aparecer ao lado de grandes idolos mundiais.

Presentemente tem ministrado em Portugal o seu Workshop “35mm de Paixão”, o qual foi convidado a ministrar também no Brasil, onde esteve para um Workshop de 2 dias,

participandop ainda como orador no “Make Movie” (Wedding Brasil), o maior congresso de fotografia e video de casamento da America Latina.

O seu palmarés ficou mais enriquecido ao ver o seu nome ser seleccionado para integrar a lista Top15 (2013) da EEVA, ocupando a 5a posição no Ranking Europeu. Feito bastante difícil de alcançar, tendo em conta que o nível de exigência é agora mais elevado devido ao facto da EEVA ter reduzido a lista em 10 posições (Top 25 para Top 15). 


Em 2016 recebeu o Prémio de Videógrafo Distinguido pela APPImagem/Portugal.
Em 2018, depois deter arrecadado o maior número de méritos nas qualificações nacionais de obras audiovisuais, Sérgio Duarte foi premiado na Gala Anual do Casino de Espinho com as seguintes distinções:

- Videógrafo Especialista na categoria de Reportagem Social
- Videógrafo Especialista na categoria de Documental
-Mestre Videógrafo
-Finalista Nomeado a Videógrafo do Ano  2018
- Vencedor do Prémio Videógrafo do Ano 21018

Em 2018 participou e ganhou ainda as distinções Europeias de:
- Qualified European Videographer na Categoria de Social Reportage
-Qualified European Videographer na Categoria Free Creation


Do riso ao choro em segundos, é assim que Sérgio Duarte gosta de mexer com os sentidos e sentimentos do ser humano.

 

Música...

A sua cultura músical é rica, o que facilita muito o seu trabalho.Desde muito criança que desenvolve filmes na sua cabeça ao escutar uma música que lhe toca o

coração.

A música corre-lhe no sangue e Sérgio Duarte não conseguiria viver sem ela. Os seus filmes são conhecidos pela paixão e entrega neles  depositada e pela forma cómica como encara o set de gravações no terreno, fruto do seu caracter sempre alegre. 

 

2015 TOP 20 Best Wedding Filmmakers of The World 

Nomeado para "Golden Lens" Award 2015 by Inspiration Awards Brazil.